quarta-feira, 27 de maio de 2009

Colunas de guarda realmente funcionam ??

Pergunta: Colunas de guarda realmente funcionam ou são apenas chamariz dos fabricantes de coluna ??

Resposta (John Dolan): Colunas de guarda realmente protegem as colunas analíticas de HPLC. Elas atuam de 2 formas principais. Primeiro, elas normalmente tem a mesma porosidade de frit como a coluna analitica, por exemplo, frit de 2 um e partículas de 5 um no material empacotado. Isto faz com que a coluna de guarda retenha toda e qualquer partícula que entupiria a cabeça da coluna analítica. As colunas de guarda também apresentam a mesma composição química das colunas analíticas, então qualquer coisa que possa se ligar irreversivelmente a coluna analítica ficará retida na coluna de guarda.
O truque, é claro, é substituir ou lavar a coluna de guarda antes que ela perca sua função e comece a "sangrar" para dentro da sua coluna analitica. Muitos usuários determinam a vida útil das colunas de guarda pela sua experiência e substituem estas depois de um certo n° de injeções ou determinado n° de dias.
Eu não sou um grande defensor das colunas de guarda. Sim, elas protegem a coluna analítica, mas é muito raro se conseguir um alto n° de pratos teóricos num sistema com coluna de guarda se compararmos com um sistema sem, e elas são bastante caras. A coluna de guarda ajudará a reduzir ou eliminar os resíduos de amostras sujas, mas as colunas de guarda são caras. O que realmente eu não gosto é a relação custo/benefício. Mas é difícil de argumentar em relação ao aumento da vida útil da coluna analítica. A questão é se este ganho é suficiente para justificar este incômodo para você.
Se você optar por usar coluna de guarda, adquira do mesmo fabricante da sua coluna analítica, e manter o mesmo tipo de material empacotado (C18, por exemplo). Você não quer que diferentes interações químicas ocorram na coluna de guarda e na sua coluna analítica - isto pode comprometer sua separação.

8 comentários:

Fábio Farmacêutico disse...

Ronaldo,

Muito bacana este seu blog. Realmente não sou grande conhecedor de HPLC,até porque não atuo com o mesmo, porém sempre busco informações. Porque sempre é importante está atualizado e obter mais conhecimentos.

Abraços
Fábio
contato@pfarma.com.br
http://pfarma.com.br

Ronaldo Buissa Netto disse...

Olá Fábio !!

Obrigado pelo post elogiando o blog. A idéia é realmente divulgar e trocar informações.
Um grande abraço,

Ronaldo

Unknown disse...

Ronaldo,

Depois me envia seu e-mail. Gostaria de entrar em contato com você.

Abraços
Fábio

Ronaldo Buissa Netto disse...

cromatografia.rbn@gmail.com

Unknown disse...

Parabéns Ronaldo!

Ótima iniciativa. Estava faltando mesmo alguem que publicasse estas coisas aqui no Brasil.
Estava pensando em começar com algo do gênero quando encontrei seu blog. Agora acho que nao faz mais muito sentido começar.

Parabéns e Feliz Natal!

Ronaldo Buissa Netto disse...

Olá Guilherme

Fico contente pelo elogio, mas realmente essa nossa área precisa de divulgação para termos massa crítica e podermos discutir o assunto em Português, pois só acho material em Inglês. Se você tiver interesse em ajudar no blog, podemos trabalhar juntos e você também postar e aumentarmos o material do blog.
Fique á vontade em me escrever mim fazer para eu fazer amadurecermos a a idéia.
Abraço

DaianyFC disse...

Olá. Muito informativo seu blog. Parabéns e obrigada.

Ronaldo Buissa Netto disse...

Boa noite Daiany,

Obrigado pelo elogio e aproveite !!

Abraço !!

Ronaldo